Poderá estar a pairar no ar a possibilidade de uma greve geral no País, tudo dependendo dos acertos e desacertos entre os Sindicatos Cabo-verdianos e o Governo.
Essa é a forma de luta que as duas centrais sindicais (UNTCS-CS e CCSL) equacionarão empreender se do esgrimir de argumentos com o Executivo Cabo-verdiano não resultar ganhos palpáveis, em termos de reposição do poder de compra dos trabalhadores cabo-verdianos, de acordo com o narrado no jornal EXPRESSO das ILHAS, nº372/09-Jan.14, pg.23.
Citando o porta-voz da reunião ordinária do Secretariado Permanente do Conselho Executivo da Confederação Cabo-verdiana dos Sindicatos Livres, de Jan.09, aponta-se as seguintes reivindicações:
*. reposição do poder de compra dos cabo-verdianos, pelo que se rejeita o "aumento salarial de 2.5% para 2009, decretado pelo Governo", dado que ".. de 2006 a esta parte os cabo-verdianos perderam 9.3% do poder de compra";
*. necessidade de redução da Taxa de Serviço de Manutenção Rodoviária, TSMR. Ponderando-se, até, a exigência da sua extinção (CCSL), uma vez "que a cada dia encarece a vida dos cabo-verdianos com despesas da saúde, .... educação e " o salário do cabo-verdiano não aguenta tantas despesas"".
Entretanto, outras batalhas perfilam para o corrente ano de 2009, designadamente, a conquista do estabelecimento do Salário Mínimo Nacional, para o qual se avança, desde logo, o montante de 15 mil escudos CV, ..., e a revisão do Código Laboral.
sábado, 24 de janeiro de 2009
Quem sou eu
- nunoadparis
- Mindelo, São Vicente, Cape Verde
- Click na foto para + informações.